Lojas Rubi - Aliança de Namoro


De onde surgiu a tradição de usar alianças ? 


Fiz uma pesquisa e encontrei algumas observações sobre esta tradição que me chamaram a atenção. 

Crê-se que os primeiros povos a usar os anéis como um símbolo de união foram os egípcios, por não ter incio ou fim era um símbolo de aliança eterna! 

Ao longo dos anos os materiais destas alianças foram se aprimorando e somente na idade média é que começaram a usar ouro e pedras preciosas para sua confecção. 

Até o séc XIII não era tradição usar alianças de noivado e compromisso, apenas pessoas casadas usavam um anel para simbolizar a união. 

O Brasil é um dos poucos países (se não o únicos, pois não encontrei muita informação) que os namorados usam alianças de namoro para simbolizar o compromisso, mesmo que apenas namorando, de que aquele relacionamento é sério. 

Usa-se a prata para simbolizar que a aliança é uma joia e demonstrar a importância do relacionamento ao casal. Porém hoje usam-se vários materiais e vários formatos.
O mais comum é o Meia Cana, que é o usado tradicionalmente nas alianças de casamento também. Mas um modelo super usado hoje em dia é o Reto, que pode vir com um efeito Chanfrado, normalmente escovado ou com algum padrão diferente. O modelo Côncavo é bem diferente também e normalmente é escolhido por quem foge do tradicional.

 Quando o casal opta por modelos com pedra e brilhantes, normalmente os detalhes ficam apenas na aliança usada pela mulher:


Na loja Rubi, a garantia é eterna, assim você só tem que se preocupar em curtir seu namoro! 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Que modelinho mais lindo dessa aliança, Mari! Essa loja é boa mesmo! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma graça né Pathy!!
      Lá tem várias opções e em SP tem várias lojas físicas. Que bacana que conhece!
      beijocas.

      Excluir
  2. Muito linda estas alianças!
    O significado da aliança de compromisso
    Que significa uma aliança no sentido genérico do termo? Indica uma união, uma relação de proximidade entre duas ou mais entidades tendo em vista um objetivo comum.

    Um compromisso é, por definição, a forma de se vincular ou assumir uma obrigação, um acordo com alguém, com algum objetivo duradouro. Existem diversos tipos de compromissos: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios. A palavra compromisso deriva de « promessa », quer dizer que quando há um compromisso, há uma promessa.

    A aliança de compromisso é o nome do anel usado normalmente na mão direita para designar uma união entre duas pessoas que fizeram uma promessa entre elas. Existe desde a Roma Antiga e dos Egípcios.

    Geralmente oferecidas ou trocadas antes do noivado, são chamadas alianças de compromisso porque podem indicar um compromisso de amizade ou amor para ofecerecer tranquilidade a outra pessoa. Unidas, as duas pessoas firmam um pacto inicial usualmente afetivo, amoroso.

    A aliança serve como testemunho desta decisão tomada juntos. Tal ato denota um profundo elo de amor e compromisso e simboliza carinho, afeto, respeito, fidelidade, cumplicidade e amor entre um casal.

    Muito difundida nos Estados Unidos e na Europa e frequentemente considerada para ser um anel de « pré-contrato », a aliança de compromisso também representa o símbolo da promessa de manter sua virgindade antes do casamento e assim « prometê-la » ao seu parceiro.

    É inegável seu símbolo de amor, fidelidade e cuidado entre os pares apaixonados.

    Hoje em dia, é claro, muitos jovens rejeitam as convenções de um casamento legal mas no entanto continuam a usar uma aliança de compromisso que ficará o testemunho de uma relação não convencional ou que pode ser a resposta à multiplicidade das uniões.

    As alianças de compromisso são para todos aqueles e todas aquelas que desejam marcar um compromisso particular sem imediatamente ficar noivo ou fazer seu pedido de casamento.

    A aliança tem uma forma circular, ora que melhor que o círculo pode simbolizar uma união! O círculo sempre foi o símbolo da eternidade, da perfeição, do infinito, do absoluto, do divino. Não tem início nem fim.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!!! Comente...